sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pré-impressão


A Litografia é um método de impressão muito utilizado no séc. XIX, antes da invenção do offset. O seu nome deriva do grego e significa “pedra” (lithos)  mais “grafia” (escrita). A técnica utiliza uma matriz de pedra calcária onde as marcas ou desenhos são feitos com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo (gordura). 






PROCESSO LITOGRÁFICO
Limpa-se a superfície com removedor par eliminar o pigmento usado no desenho preservando-se apenas a gordura. Assim, a imagem está impregnada na superfície da pedra. Em seguida, a superfície da pedra é umidecida com água a qual separa-se da imagem gordurosa mas permanece sobre o restante da pedra. A tinta litográfica oleosa é aplicada com um rolo sobre a superfície da pedra e as partes úmidas repelem a tinta, que só adere ao desenho gorduroso. Cobre-se a pedra com o papel e passa-se sob pressão em prensa especial. Repete-se toda a operação (lavagem, entintagem, impressão), tantas vezes quantas forem as cópias necessárias.


O que é resolução de imagem?


É o número de pixéis usados para capturar ou exibir uma imagem. Normalmente é usada para medir a qualidade da imagem. Quanto maior a quantidade de pixéis na imagem,  maiores serão os “detalhes”, e consequentemente melhor será sua resolução.
Clique na imagem para ampliar










Mas o que é resolução?

A resolução é a quantidade de pixéis por unidade de comprimento impresso em uma imagem, que normalmente é medido em pixéis por polegada, ou como é mais conhecido: DPI “Dots Per Inch”
Isto é, toda imagem é formada por pontos minúsculos, chamados de pixéis.
Ou seja, quanto mais pontos tiverem a imagem, maior será a qualidade dela.
Menor resolução de captura digital é de 72 DPI´s.

Consideramos uma boa resolução quando eta possui 300 DPIs, ou seja 300 pontos por polegada.

Quando você imprime uma imagem de baixa resolução 72 DPI’s, esta fica cheia de pixéis (quadradinhos), ou serrilhada e sem nitidez.

Para quem é fotógrafo, jornalista ou trabalha como (Designer) freelancer restaurando fotos, tem que trabalhar com no mínimo de 300DPI’s OBS:
Não adianta você ter um arquivo de 300DPI’s com 5 cm e querer imprimi-lo, no tamanho de 20x25 cm.
Se fizer isso pode acontecer a perda de qualidade.

Por exemplo se  tiver um arquivo de 15 centímetros com 300 DPI’s o ideal é imprimir do mesmo tamanho ou menor, pois assim não perderá a sua qualidade.

Aumentar a resolução da imagem e diminuir o tamanho do arquivo funciona normalmente, mas aumentar a resolução e manter o tamanho do arquivo estoura a imagem totalmente.
Por exemplo ao trabalhar mos com fotografia.



Actividade 2

Vectorial 
Tratam-se de imagens pouco detalhadas e geradas a partir de descrições geométricas de formas simples, deste modo, o computador apenas processa a implementação matematica dos objectos sem ter que armazenar dados para cada píxel, exactamente como ocorre no mapa de bits (bitmaps)
Tais caracteristicas permitem que a definição de um desenho vectorial permaneça inalteravel com a seu redimensionamento.
Uma boa forma de verificar esse facto é através dos cliparts. Basta abrir uma pagina de Word e seleccionar um clipart. Ao remendicionar a imagem, ela mantera a sua resolução inicial.
Sendo assim posso trabalhar uma imagem (ex: no illustrator da Adobe ) a 96 pontos por polegada (dpi) e envia-la para uma impressora a 600 pontos por polegada sem qualquer perda de resolução.
Outra vantagem que não poderia deixar de mencionar neste processo é o facto de poder facilmente seleccionar partes do desenho vectorial e manipula-lo, inclusive isola-lo para trabalhar detalhadamente essa mesma parte.

Bitmap (mapa de bits)
Ao contrário do desenho vectorial, a computador neste caso processa apenas as informações de cada ponto da imagem, os pixéis.
Naturalmente não conseguimos ver esses pixéis, mas eles estão lá, minúsculos pontos que juntos formam uma imagem. Quantos mais pixéis existirem na mesma escala, maior será a definição da imagem.
Cada pixel pode apresentar uma tonalidade distinta dos restantes, desta forma o computador gera imagens incrivelmente detalhadas e realistas. As fotografias são um óptimo exemplo.
Contudo, neste caso, estas características tornam os ficheiros de imagem mais pesados para o sistema e muito pouco pode-se fazer com o seu redimensionamento.
Sendo que o computador somente guarda a informação do pixel (cor e coordenada no mapa de bits), ao redimensionarmos uma imagem, ele apenas processará o redimensionamento de cada pixel. Resultado disso, é uma perda significativa da resolução da imagem. Quanto maior for o pixel, melhor os conseguimos diferenciar uns dos outros, a este fenómeno dá-se o nome de pixelização.


RGB / CMYK

RGB (Abreviatura para Red, Green, Blue)
Sistema de cores que usa como base 3 cores primárias (vermelho, verde e azul)
Sistema de interpretação de cores utilizados nos aparelhos electrónicos, tais como, monitores, scanners, câmaras digitais, entre outros.
Conseguimos obter milhões de tonalidades de cores distintas através da combinação destas 3 cores.
Qualquer trabalho que seja efectuado e destinado a Web terá que ser guardado neste sistema de cores.
Emana luz para ser legível


Cmyk (Abreviatura de Cyan, Yellow , Magenta, Black – Key )
Sistema de cores que usa como base 4 cores primárias (Ciano, Amarelo, Magenta e preto).
Este sistema é especificamente utilizado para a impressão.
Tal como no exemplo anterior, com a combinação das 4 cores conseguimos obter uma infinidade de cores.
Recebe luz para ser legivel



Resolução de Imagem

Para explicar a resolução de uma imagem, temos que ter sempre em atenção os pontos por polegada (DPI), estes, estão relacionados com a  quantidade de pontos que existem numa determinada área.

Quanto mais pontos estiverem concentrados numa área correspondente a uma polegada quadrada, mais pixéis teremos, logo, a imagem será mais detalhada e uma maior resolução será processado

No caso da impressão os pixéis não são aplicáveis, mas sim os pontos por linha. 









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